Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Joel Miranda

Joel Miranda
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Joel
Patente/Registro Capitão Aviador / BO-221
Nascimento 14/10/1912, Taquaritinga (SP) - Brasil
Falecimento 09/09/2000, Atibaia (SP) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções N/D
Condecorações Cruz de Aviação fita A, Cruz de Sangue, Campanha da Itália, Mérito da Aeronáutica, Medalha Marechal Rondon, Medalha Pero Vaz Caminha, Medalha da Revolução Constituinte de 1932, Medalha Militar Bronze 10 anos de bons serviços, Distinguished Flying Cross (EUA) e Air Medal e Presidential Unit Citation (EUA), Ordem Nacional do Mérito (Paraguai), Medalha Honneur et Patrie, (França).
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho do Sr. Orestes José de Miranda e de D. Francisca Pinto Miranda. Casou-se em segundas núpcias com a Sra. Palmyra e tiveram 05 filhas: Paula, Fernanda, Cláudia, Mônica e Renata, que lhe deram 07 netos.

História

Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB, foi Comandante do 1º Grupo de Caça entre 29 AGO 1945 e 01 DEZ 1945, Subcomandante do Parque Aéreo de São Paulo, SP. Licenciou-se da FAB, em 1958, no Posto de Tenente Coronel, indo pra a reserva remunerada como Brigadeiro do Ar. Durante algum tempo foi ser piloto da então, Cia Aérea Transcontinental S/A. Assim como também prestou serviços técnicos de aviação. Depois foi um dos diretores da Cia aérea VASP, durante quatro anos. Em dois períodos de sua vida, trabalhou como diretor na transportes de valores Brink's, quando então aposentou-se.

Piloto de combate e Comandante da esquadrilha amarela, tendo completado 31 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 31 OUT 44. Na sua 31ª missão, em 04 FEV 45, foi abatido pela AAé. inimiga. Saltou de pára-quedas sobre território inimigo, quebrando seu braço esquerdo, que ficou embaralhado nas cordas do pára-quedas. Evadiu-se da captura auxiliado por "Partizanos" simpatizantes. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
Teve o seu nome posto como homenagem, numa escola pública em Santa Ernestina, pequena cidade à 320km da capital paulista. Isso se deve ao fato de Joel Miranda ter nascido num fazenda (propriedade de seu pai) que ficava próximo dessa cidadezinha, mas que pertencia à comarca de Taquaritinga. No entanto, com o término da guerra, o Capitão viajou para esse lugar no interior paulista, em visita aos familiares e alguns amigos que lá residiam e, ao passar por Santa Ernestina, que era caminho, foi recebido com festa, pois a Diretora do Grupo Escolar na época, em consenso com as autoridades municipais, resolveram homenagear o nosso conterrâneo, colocando seu nome na escola. Nesse dia, houve uma cerimônia no local e estavam presentes o Sr. Prefeito Carlos Novais de Taquaritinga, o Dr. Horácio Ramalho, familiares do homenageado, autoridades eminentes, militares, a imprensa e os fotógrafos. O Capitão Joel Miranda, agradeceu a homenagem e, num vibrante discurso ainda disse: "Na minha oração, historiei a grande epopéia dos pracinhas e a reverência pelos soldados tombados em Monte Castelo, que ainda em solo internacional, distante da Pátria, aguardam seu translado para o solo Brasileiro"; após o encerramento, o Capitão seguiu para Taquaritinga. A partir desta data: 16 JUL 1945 pelo Decreto nº 14.870, a escola passou a denominar-se Grupo Escolar "Capitão Joel Miranda". Fonte: Livro "Quando Santa Ernestina Era Vila" (João Rolo).